Como deixar seu lar mais aconchegante

Como deixar seu lar mais aconchegante

28 de janeiro de 2020 0 Por Natasha

Nada melhor do que o conforto do nosso lar depois de um dia cansativo no trabalho, não é mesmo? A verdade é que nosso humor é influenciado pelo ambiente ao nosso redor.

Você já se sentiu mal ao entrar em ambientes escuros e sujos? Ou talvez, já se viu mais calmo em lugares arborizados e com luz natural. Com pequenas adaptações na sua decoração você verá como é possível criar um espaço aconchegante e saudável para sua saúde emocional.

Para conseguir se desconectar das correrias do dia a dia e desfrutar de um espaço aconchegante e pacífico, não basta apenas adicionar materiais confortáveis. É preciso conhecer suas necessidades para cada ambiente e os efeitos e sensações que cada cor e material transmite. As dicas e informações que reunimos irão te ajudar a conhecer todos eles, e saber como transformar sua casa em um ambiente agradável e acolhedor.

Siga conosco e inspire-se!

Escolhendo as cores

Um estudo chamado Psicologia das Cores diz que as cores são capazes de transmitir sensações e influenciarem no nosso comportamento.

Elas também podem ampliar ou diminuir visualmente o ambiente. Por isso elas devem ser escolhidas com cuidado, para que combinem com a decoração e não passem a sensação errada.

Prefira as cores claras, cores vibrantes e chamativas podem causar agitação, o que não é indicado para um ambiente aconchegante.

Cores Neutras

Cores neutras como o branco e o bege ampliam visualmente o ambiente, e são fáceis de serem combinadas com cores mais vivas em detalhes na decoração. Além de iluminar o espaço elas também transmitem paz e pureza.

Azul Claro

(Reprodução – Pinterest)

A cor do céu traz sensação de tranquilidade e serenidade. Por ser uma cor fria, é ideal para ser usada em ambientes de repouso, como quartos, pois passa a sensação de relaxamento e descanso. Segundo a cromoterapia é uma cor sedativa e curativa.

Verde

(Reprodução – Pinterest)

Trazendo referencia da natureza, o verde é uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser usada em qualquer cômodo da casa para criar um espaço agradável. Transmite bem-estar e frescor.

Roxo

(Reprodução – Pinterest)

O roxo é uma cor calmante, de acordo com a cromoterapia é capaz de acalmar os músculos, ajudar no sono e aliviar a dor. Comumente usado em ambientes de medição e SPA, em casa você pode usá-lo em espaços mais tranquilos como salas e dormitórios.

Iluminação

(Reprodução – Pinterest)

Uma iluminação bem-feita é capaz de transformar qualquer espaço em ambientes intimistas e confortáveis.

Para um maior conforto visual o mais indicado são as luzes indiretas. Elas não criam marca de luz, proporcionando uma iluminação mais homogênea e delicada.

Você pode utilizar uma iluminação central e complemente com luminárias ou abajures em áreas específicas como criado mudos e ao lado de poltronas. Para salas pequenas o ideal é o uso de sancas ou spots de luz pois elas demarcam o comodo dando a impressão de amplitude.

Outra boa opção é aproveitar a iluminação natural. Além de fazer superbem para saúde e contribuir para um espaço agradável, utilizar a luz do sol é uma forma sustentável e econômica de iluminar sua casa.

Tenha plantas dentro de casa

Um estudo realizado pela NASA comprovou que algumas espécies de plantas são capazes de purificar o ar, sendo uma ótima opção para melhorar a saúde dos moradores.

Elas oferecem uma maior sensação de bem-estar, melhoram a qualidade do sono, umidificam o ar e são perfeitas para decorar áreas como sala, banheiro e cozinha. Existem várias espécies que podem ser cultivadas dentro de casa e irão te ajudar a deixar sua casa mais saudável e confortável.

Invista em almofadas e mantas

(Reprodução – Pinterest)

Mesmo que você tenha o sofá mais macio, ainda é possível complementar esse aconchego acrescentando almofadas e mantas.

Fáceis de serem adaptadas de acordo com sua decoração, você pode usar várias texturas, estampas e cores. Escolha modelos que harmonizem com os outros itens que compõem o espaço.

Use tapetes felpudos

Os tapetes são itens indispensáveis para ambientes aconchegantes. Na hora de escolher o seu prefira os do tipo felpudo, que são mais macios e confortáveis.

Tapetes com cores neutras combinam com qualquer tipo de decoração e ampliam visualmente o cômodo. Os coloridos são ótimas opções para salas com cores claras, pois trazem vida para a decoração.

Utilize madeira em itens na decoração

A madeira é um material com excelentes propriedades térmicas, mantendo sempre a temperatura ideal ao toque. Seu visual rústico deixa qualquer ambiente aconchegante e acolhedor. A dica é utilizá-lo em pisos e móveis.

Coloque cortinas nas paredes

(Reprodução – Pinterest)

Você pode utilizar cortinas para impedir a entrada de luminosidade, diminuir ruídos externos ou até preservar a temperatura do cômodo.

Para uma maior privacidade, o ideal são as cortinas blackout, que impedem 100% a entrada de luz no cômodo e são perfeitas para sala de TV e dormitórios, pois proporcionam um ambiente mais íntimo e acolhedor.

Se você pretende aproveitar a luminosidade natural opte pelas cortinas de Voal, que possuem tecidos mais finos e proporcionam uma maior incidência de luz no ambiente.

Curtiu as nossas dicas para deixar o seu lar mais aconchegante? Nos conte nos cometários!