Saiba quais peças usar para montar um jogo de cama completo

Saiba quais peças usar para montar um jogo de cama completo

20 de fevereiro de 2020 0 Por Natasha

Você já deve ter olhado para uma cama de vitrine e se perguntando quais peças foram usadas em composição, e como usá-las em casa. Para te ajudar a deixar sua cama bem cheia e aconchegante, nós reunimos informações sobre cada uma das roupas de cama que são necessárias para deixar sua decoração como uma verdadeira cama de hotel.

Protetor de Colchão

Comumente esquecido na montagem da cama, o protetor de colchão deve ser o primeiro passo para compor uma cama perfeita. Além de proteger o colchão de ácaros e fungos, ele aumenta a vida útil da sua roupa de cama; inclusive existem modelos que são impermeáveis e ajudam ainda mais no cuidado com seus produtos.

Jogo de Cama

Todos os jogos de cama sejam eles de solteiro, casal, queen ou king possuem em sua composição 1 lençol de baixo (geralmente com elástico), 1 lençol de cima (sem elástico e com uma estampa ou tom diferente do anterior), e duas fronhas com a mesma padronagem dos lençóis.

Lençol de baixo

Antes de comprar o seu lençol de baixo, certifique-se de escolher um modelo que seja compatível com as medidas do seu colchão, mesmo contando com elástico, se você usar uma peça muito grande ou muito pequena, ela irá soltar das laterais do colchão durante a noite. O ideal é que o lençol de baixo fique bem esticado.

Caso você opte por um modelo sem elástico, as medidas devem ser um pouco maiores, para que você consiga prender as pontas em baixo do colchão.

A qualidade do produto também deve ser levada em conta, afinal, o lençol de baixo mantém contato com a nossa pele durante toda a noite, por isso quanto mais macio e suave o tecido, melhor será sua noite de sono.

Lençol de Cima

O lençol de cima não possui elástico e deve ser usado sobre o lençol de baixo. Um truque bastante usado em camas de hotel para manter os lençóis bem esticadas e sem vincos, é borrifar uma mistura de aguá com álcool sobre a peça e esticá-la passando as mãos. Não se preocupe! Sua cama não vai ficar com cheiro de álcool, pois ele evapora e faz a água secar mais rápido.

Cobre Leito e Colchas

O cobre leito e a colcha são peças utilizadas para decorar a cama. Bem mais finos que um edredom, podem ser utilizados todos os dias, conferindo um acabamento mais elaborado para sua cama.

Edredom

O edredom é uma peça pesada e quente, e também é mais difícil de lavar. Por isso o indicado é que ele só seja usado em dias mais frios, para se cobrir mesmo.

Mas se ainda assim você prefere forrar sua cama com edredom, lembre-se que justamente por não serem feitos para decorar, os edredons não cobrem toda a cama (como o cobre leito), então para que ele fique com caimento até o chão, compre uma peça maior que o tamanho da sua cama, por exemplo: se seu colchão é do tamanho casal escolha um edredom do tamanho queen.

Edredons são recheados de manta, por isso ao escolher o seu, tenha em vista que quanto mais fofinho, mais conforto você terá.

Recheio de Edredom

O recheio para edredom (também chamado de recheio de duvet) é uma ótima opção se você gosta de ter variedade de cores e estampas na sua cama.

O recheio de edredom e a capa (duvet) são comprados separadamente. Dessa forma você pode adquirir vários duvets diferentes e trocá-los sempre que achar necessário.

O recheio de edredom demora bastante para precisar ser lavado, assim você só precisa lavar os duvets. Na hora de adquirir o seu duvet, lembre-se que ele deve ser um pouco maior que o recheio (cerca de 2 à 3 cm maior), desse jeito o recheio não vai sobrar e nem ficar apertado.

Travesseiros

Os travesseiros são os principais responsáveis por adicionar volume à sua cama. Para camas de tamanho casal e queen utilize quatro travesseiros, dois com as fronhas do seu jogo de cama e dois com a fronha de mesma padronagem do cobre leito (já vem inclusa no kit cobre leito/colcha), para camas king utilize 6 travesseiros. Uma dica super útil é utilizar capas protetoras para os travesseiros, elas irão protegê-los da umidade e dos ácaros e fungos, aumentando sua vida útil.

Se você quiser você pode também acrescentar almofadas com capas de sua preferência. Tenha sempre o cuidado de escolher peças que harmonizem com o ambiente e com a composição da cama.

Manta

As mantas são itens indispensáveis para dias mais frios, elas não são tão grossas e quentes como os cobertores, mas com certeza, irão te aquecer de forma muito aconchegante em noites mais geladas. Elas também podem ser usadas para fazer uma peseira para sua cama, basta você dobrar uma manta mais fina, e colocar aos pés da cama, como item de decoração.

Quais peças ainda faltam para você completar seu enxoval? Conta pra gente nos cometários!