Como a decoração pode estimular a criatividade das crianças

Como a decoração pode estimular a criatividade das crianças

28 de janeiro de 2020 0 Por Natasha

Você sabia que é possível estimular a criatividade das crianças com pequenas adaptações na decoração do quarto? Não colocar TV no ambiente, personalizar o espaço de acordo com o gosto da criança, ter um espaço para desenhar, brincar e ler livros, são opções que podem contribuir para que seu filho se torne um adulto mais criativo.

O quarto é um espaço onde as crianças se sentem protegidas, além de ser o único cantinho da casa que elas podem dizer que é só delas. É nele que as crianças aprendem a construir sua independência, intimidade e senso de organização.

Por isso, precisa ser bem planejado para proporcionar diversão e aconchego na medida certa.

Monte um espaço para ele soltar a imaginação

Se seu filho gosta de desenhar e pintar, incentive esse hobby. Crianças costumam se expressar através de desenhos, por isso é importante que você encoraje essa prática.

Crie um espaço em que seu filho se sinta livre para soltar a imaginação brincando e criando. Uma boa ideia é colocar uma mesinha de atividades, que poderá ser usada também para estudos quando ele já estiver em idade escolar.

Inclua livros

Incentive seu filho a ler, se ele ainda não tem idade suficiente, leia para ele. Para que a criança se torne mais criativa, é preciso que o imaginário dela se desenvolva e para ajudar nesse processo, nada melhor do que mergulhar em uma boa história.

O hábito da leitura melhora a linguagem oral e escrita, e contribui para que a criança se expresse melhor.

Por isso vale incluir na decoração, um cantinho com vários livros e gibis, assim seu filho poderá ler antes de dormir.

Decore o quarto de acordo com os gostos da criança

Toda criança tem um personagem preferido ou algo que a inspire. Você pode introduzir um pouco de fantasia na decoração, com o uso de papéis de parede com o tema preferido dela, usar roupas de cama personalizadas, adicionar brinquedos e pelúcias.

Para a composição de cores do quarto, prefira tons mais claros, como as cores candy, você pode optar pelo verde, azul ou amarelo que são cores que estimulam a criatividade. Cores muito fortes e vibrantes, como o vermelho, causam agitação, por isso use-as apenas em detalhes da decoração, tapetes, almofadas, cortinas e colchas.

Diminua o uso de eletrônicos

Você não precisa restringir o uso de eletrônicos por completo, apenas diminuir sua frequência. Uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e trazer danos a saúde mental da criança.

Um bom começo é não incluir TV ou videogames no quarto, assim você estimula seu filho a buscar outras opções de divertimento, que não seja ficar vidrado em uma tela por horas.

Use móveis funcionais

(Reprodução – Pinterest)

Os móveis também precisam ser bem selecionados para que acompanhem o crescimento da criança. O ideal são móveis que possam servir às necessidades da criança até os seus 10 anos, por isso eles precisam ser de qualidade e adaptáveis. Móveis brancos são perfeitos pois combinam com todas as cores e não têm gênero.

Aposte no uso de nichos e prateleiras para livros e brinquedos, guarda-roupas espaçosos, baus ou caixas organizadoras e não esqueça das quinas arrendondadas que oferecem mais segurança à criança.

E você já adotou alguma dessas dicas com seu filho? Conta pra gente nos cometários!