7 cuidados ao decorar ambientes com cortinas e tapetes

7 cuidados ao decorar ambientes com cortinas e tapetes

29 de janeiro de 2020 0 Por Natasha

Cortinas e tapetes são peças geralmente utilizadas para complementar a decoração do ambiente, mas quando mal utilizadas podem comprometer toda a sua decoração de uma forma negativa. Por isso, devem ser escolhidas por último para que harmonizem bem com a cor das paredes, piso, móveis e sofá.

Na hora da compra podem surgir dúvidas como modelos, cores, tamanhos, materiais. Por isso separamos algumas dicas e informações que irão te ajudar a utilizá-los da melhor forma! Confira:

1 – Qual o conceito do seu ambiente?

(Reprodução – Pinterest)

A primeira coisa a se fazer ao escolher tapetes e cortinas para o comodo, é verificar qual conceito de estilo você pretende dar ao ambiente. Você deve considerar o que você já possui, a fim de saber se esses itens poderão ser aproveitados na sua decoração.

As opções são muitas, você pode optar por estilos que vão desde o contemporâneo ao clássico, passando pelo moderno, rústico, minimalista… Uma vez que o ambiente estiver planejado, ficará mais fácil escolher quais peças irão harmonizar melhor com o espaço.

Dessa forma é possível definir se seu ambiente irá utilizar cortinas blackout, ou se terá mais entrada de luz, se será usado um tapete felpudo para acrescentar conforto ou de trama curta para áreas muito movimentadas, se terá cores vibrantes ou neutras etc.

Não fica legal, por exemplo, um tapete com estampa de flores em uma decoração minimalista com cores neutras.

2 – Defina quanto você pretende gastar

(Reprodução – Pinterest)

Se você é o tipo de pessoa que enjoa rápido de uma decoração e sempre quer trocar as cortinas, tapetes, e móveis de lugar, precisa levar isso em consideração na hora de escolher suas cortinas e tapetes. Comprar produtos muito caros para não usá-los sempre, pode ser um desperdício. O ideal nesse caso é comprar vários produtos com valores mais em conta e ter a liberdade de variar sua decoração sempre que quiser.

3 – A cor do tapete e da cortina deve harmonizar com o restante da decoração

(Reprodução – Pinterest)

Definir uma palheta de cores para seu ambiente é importantíssimo para conseguir criar uma identidade visual para o ambiente. Isso não significa que você precisa escolher a mesma cor para o tapete, cortina e almofadas.

Você pode optar por uma decoração com cores que contrastam entre tons quentes e frios; ou escolher uma cor e intercalar com suas cores complementares; ou ainda para uma combinação mais suave você utilizar somente uma cor e explorar sua saturação para tons mais intensos ou claros.

Uma boa dica é sempre escolher no mínimo três tons diferentes para compor o espaço, assim você evita que o ambiente fique muito monótono.

4 – Utilize tapetes em tons mais claros se seus móveis são todos escuros

(Reprodução – Pinterest)

Não existe uma regra em relação as cores que irão compor sua decoração, você tem a liberdade de usar a sua criatividade como quiser.

Mas existem opções que podem contribuir para um melhor visual do espaço. Como utilizar a cortina ou o tapete em tons claros em espaços onde os móveis e paredes são muito escuros, essa técnica ajuda a conferir luminosidade ao ambiente.

5 – Cortinas longas não devem arrastar no chão

Para espaços como a sala e os quartos a melhor opção são sempre as cortinas longas. Elas devem encostar no chão, mas não devem ficar arrastando; cinco centímetros a mais de tecido já é o suficiente.

A cozinha por ser um ambiente que têm muita gordura e também por conta da pia e armários, pede por modelos curtos.

6 – Meça a largura da sua janela antes de comprar a cortina

O ideal é que as cortinas tenham 20 centímetros a mais de tecido de cada lado da janela, para que não fiquem muito esticadas quando fechadas.

Quanto a altura o indicado é que elas fiquem o mais próximo possível do teto, isso dá a impressão do pé direito do cômodo ser maior, além de deixar sua cortina com um caimento melhor e mais elegante.

7 – Meça o tapete antes de comprá-lo

(Reprodução – Pinterest)

Tapetes são ótimos para delimitar espaços e trazer conforto. Em ambientes como a sala a extensão do tapete deve cobrir toda a área de conversação.

Por isso meça o tamanho do espaço a ser utilizado antes, de modo que no mínimo 20 centímetros da peça fique em baixo do sofá, lembre-se também que objetos como poltronas e raques também devem ficar sobre o tapete.

Evite usar tapetes pequenos em frente ao sofá eles podem estragar a sua decoração.